sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Chega de Saudade .

''Chovia muito quando Tom Jobim nasceu , ainda não eram as águas de março que fecham o verão , mas as de janeiro que a repartem ao meio '' .
Em 25 de janeiro de 1927 exatamente as onze em quinze de uma terça-feira , Antônio Carlos Brasileiro Jobim chega ao mundo , sem ao menos ter a noção que iria um dia deixar saudades em muitos corações.
Demostrou seu gosto pela música desde muito jovem , quando adormecia sob o som da voz de sua mãe e sua avó que cantavam o que ele pedia . Passou sua infância por Ipanema , no qual tinha um enorme prazer em passear pela praia , admirar a natureza , andar de bicicleta e outras coisas comuns dessa fase.
Certo dia na volta de seus passeios rotineiros deparou-se com um piano em sua casa , este mudaria sua vida para sempre. Apaixonou-se pela música desde então e quando percebeu , estava completamente entregue a ela . Sua dedicação era de se admirar , sua força de vontade surpreendia a todos .
Tom teve aula com diversos professores , o dom de tocar e sua dedicação crescia a cada dia.
Com o passar do tempo entra em uma nova fase .. os amores.
Conseguia se apaixonar com uma extrema facilidade . '' Tom desafinou a bossa nova , cantou o amor , o silêncio do namoro , a expressão dos olhares , cantou Heloísas , Luízas , Lígias e Teresas'' .
Em sua jornada , após seu primeiro casamento , decidiu buscar uma profissão concreta , estável . Então optou pela arquitetura , mas não tinha jeito.. este não era seu destino.
Tom sentia um enorme prazer pela música , era isso que o encantava . Era como se conseguisse demostrar todos os seus maiores sentimentos em um verdadeiro desabafo.. maravilhosas letras .. um explêndido dom.
Tocava em bares em Copacabana praticamente todos os dias , lotados ou não ... Tom não desistia .
Finalmente em 1952 foi contratado e logo após um período gravou sua primeira canção : ''Incerteza''.
O sucesso bateu em sua porta , claro , depois de muito esforço .. e o Brasil tornou-se pequeno para tanto talento , foi quando começou a fazer shows fora do país.
Cantou ao lado de grandes nomes brasileiros como Toquinho e Vinicius de Morais e tiveram a oportunidade de escrever juntos lindas canções . Sua fama crescia .
Em 8 de janeiro de 1994 perdermos nosso compositor para a enfermidade , mas temos a certeza que estará em nossos corações , mesmo daqueles como eu , que não estiveram vivos para honrar de perto sua incrível história .
Não produzem hoje , letras tão profundas como antigamente . Letras que nos fazem refletir ? Já não existem mais . O amor está parcialmente banalizado nas atuais canções , tornando-se comum , diferente das de Jobim .
Posso afirmar que não existe uma pessoa que não escute seu enorme repertório e que não consiga indentificar-se pelo menos com uma . Admiro você Tom , hoje e enquanto estiver viva . Suas cañções tocam a alma da forma mais doce possível . E como você disse : '' Eu vou morrer um dia , a música vai ficar '' . Tom não estava errado , ele só não avisou que com ela também ficaria a saudade.

2 comentários:

  1. Gostei muito da maneira como escreves. Pontuando cada seqüência de idéias, justificando o texto. Às vezes me dá agonia de entrar num blog e o texto todo torto. Chatice minha mesmo. Mas, enfim, continue escrevendo... É uma das melhores formas do ser humano se expressar e se pôr como indíviduo ativo. :)

    ResponderExcluir
  2. Como te falei, Laynna, to aqui, prestigiando seu blog. Me surprendi logo no primeiro texto. Muito bom, mesmo! Parabéns.

    ResponderExcluir