segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cotidiano




Um dia , enquanto caminhava em destino ao meu curso avistei um senhor . Sentado na calçada , os pés descalços , um olhar entristecido . Aquele olhar de tamanha infelicidade e consciência de que a vida não tinha mas tanto sentido . Em suas mãos um cigarro chegando ao final , ao seu lado uma garrafa de bebida e um cachorro deitado lhe fazia companhia . Me coloco a pensar se consigo imaginar o seu passado . Qual motivo lhe proporcionou viver naquela situação ? . O que a vida lhe ensinou e o que ela lhe reserva ? Segui pensando . Durante o restante da semana continuei lhe observando . A cada dia , as garrafas ocupavam um lugar cada vez mais visível e os cigarros faziam uma espécie de desenho ao chão . Sentei do outro lado da rua . Tamanha indignação . As pessoas passavam , olhavam , reviravam a boca como quem disesse que aquilo era comum e que não mereciam ajuda . '' Dar dinheiro pra quê ? Pra ele fumar ? Beber ? '' Eu praticamente lia os pensamentos delas e o que percebia era um grande descaso perante um dos maiores problemas que nossa sociedade vive . Mas por que ele estava repleto desses vícios? Sem sombra de dúvidas eram o único refúgio dele além daquele cachorro magro que lhe olhava como se entendesse tudo aquilo , uma maneira de sair daquela realidade , supriam-lhe a essência daquele momento . Ele jogava algumas migalhas de milho para alguns pombos que voavam sob seu corpo . Cuidadosamente levantou-se foi até o lixo revirar algumas coisas . Aquilo me fazia refletir , eu olhava só pra ele , como se nada mais acontecesse ao meu redor . Naquele momento não ouvi nada , não vi nada , só observava seus movimentos . Me pus a refletir , aquilo alimentou em mim tanta revolta , tanto desejo de mudança . A vida nos ensina nesses momentos , nos fazem pensar , almejar transformações . Hoje , eu passo pelas pessoas e penso diferente , olho para elas e tento desvendar seu passado , imaginar seus sonhos e logo um aperto no peito me consome , em vê que faltam -lhe forças , para levantar e seguir em frente . Continuo observando , todos observam .. mas isso pouco importa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário